MUNICÍPIOS

MP encontra novas divergências no número de vítimas das enchentes repassado à Defesa Civil

Na maioria dos municípios visitados pela força-tarefa, os dados nos relatórios das prefeituras apresentam irregularidades.


icon fonte image

  Fonte: G1 AL

MPE-AL percorreu municípios alagoanos atingidos por enchentes

MPE-AL percorreu municípios alagoanos atingidos por enchentes   Foto: ASCOM MPE

Postado em: 05/06/2017 às 20:48:32

Após Colônia de Leopoldina enviar dados de estragos das chuvas com divergências para a Defesa Civil estadual, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) divulgou, nesta segunda-feira (05), que o grupo de trabalho da Comissão de Apoio Institucional às Vítimas das Enchentes esteve em 31 cidades atingidas pelas cheias no estado, e encontrou novas divergências nos números da maioria dos municípios visitados.

Segundo os relatórios do MP a situação mais grave é a de Colônia Leopoldina, município que fica na região norte de Alagoas, porque a prefeitura informou que havia 2,5 mil desabrigados e desalojados na cidade, mas o promotor de Justiça do Município, Ivan Viegas, constatou apenas a existência de apenas 54 famílias entre desabrigados e desalojados de um total de 214 vítimas na enchente provocada pelas chuvas que atingiram o estado nos últimos dias.

“Antes do repasse dos recursos federais e das cestas básicas, o MPE orienta às prefeituras a serem precisas nos dados que informam aos órgãos competentes. Essa é a melhor forma dos municípios receberem a ajuda adequada sem que seus gestores públicos caiam na ilegalidade”, recomenda o promotor de Justiça, José Antônio Malta Marques.

O Ministério da Integração Nacional já liberou 13 milhões para o estado de Alagoas, dinheiro que deve ser destinado para ações de socorro e assistência às vitimas.

O valor foi definido com base no primeiro relatório enviado pela Defesa Civil Estadual que apontava que 39 mil pessoas tinham sido prejudicadas pelos temporais. Só que depois da fiscalização do MP, esse número já reduziu bastante.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem