BLOGS

Morre Jackson 'Baiaco', aos 66 anos, em Pão de Açúcar

O sepultamento ocorrerá às 09h desta quarta-feira (15), na cidade de Pão de Açúcar.


icon fonte image

  Fonte: Por Helio Fialho

Jackson Feitosa Pereira, 'Baiaco'

Jackson Feitosa Pereira, 'Baiaco'   Foto: Reprodução/Redes Sociais

Postado em: 14/06/2022 às 16:12:39

Uma notícia que deixou abalados os moradores de Pão de Açúcar, principalmente os familiares e amigos, foi a da morte de Jackson Feitosa Pereira, conhecido popularmente como “Baiaco”, aos 66 anos, na manhã desta terça-feira.

O apelido “Baiaco”, ele recebeu em homenagem a um futebolista brasileiro que vestiu a camisa do Esporte Clube Baia e teve sua carreira encerrada em 1981.

Jackson era servidor da Fundação Nacional de Saúde e durante muitos anos trabalhou na Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves dos Anjos, na cidade de Pão de Açúcar, vindo a aposentar-se, devido a problemas de saúde, quando sofreu um AVC.  

Durante sua mocidade teve grande destaque como jogador de futebol, jogando no Centro Sportivo Internacional, time conhecido como “Galo do Sertão”, e no Jaciobá Atlético Clube, ocupando as posições de zagueiro (inicialmente) e centroavante. Depois do auge de sua carreira, ele criou a equipe dos Veteranos e sempre reunia os amigos para a confraternização futebolística, que ficou conhecida como “Os Amigos de Baiaco”.

Ele foi, também, um grande incentivador das tradicionais corridas de canoas realizadas no Baixo São Francisco, em especial, na cidade de Pão de Açúcar, onde sempre participava com sua canoa Brisa do Rio (Miss Universo).

Na qualidade de músico, ele herdou a veia musical do pai (“Noé”) e tocava cavaquinho com extraordinário talento em farras e serestas das quais costumava participar com os muitos amigos que tinha.

Jackson durante a sua vida teve alguns relacionamentos conjugais, sendo o seu primeiro casamento com a senhora Cícera, conhecida como “Cicinha de Osman”. Há mais de dez anos estava casado com a professora Tereza Couto e, ao lado da mesma, ele encerrou sua jornada aqui na Terra.  Ele deixa três filhos: Júnior, Ítalo e Chris.

Segundo informações da família, o corpo de Jackson (Baiaco) será sepultado no Cemitério São Francisco de Assis, às 09 horas da manhã desta quarta-feira (15). O corpo está sendo velado na casa onde ele morava, na Avenida Bráulio Cavalcante, nas proximidades da antiga Delegacia de Polícia (Rua de Cima).

 

Homenagem Póstuma

O conterrâneo pão-de-açucarense e juiz de Direito, Durval Mendonça Júnior, que atua como titular em uma das varas de Justiça da Comarca de Arapiraca, ao saber da notícia da morte do amigo “Jackson Baiaco”, fez o seguinte comentário para o portal Notícia Quente: “Uma grande perda para Pão de Açúcar. Baiaco foi um ídolo no futebol de nossa Terra para muitas gerações. A minha pessoa é apenas um modesto mais um dos que o tiveram em tal condição. Além de tudo um ser humano de grande coração e de uma alegria contagiante. Posso errar mais não duvido que Zequinha Brito, falecido ontem e dos maiores professores que já tivemos, o mestre em questão pode ter sido professor de Baiaco e ao mesmo tempo o teve como ídolo no Centro Sportivo Internacional de nossos amores. Baiaco teve em Thereza uma companheira daquelas, que não é para qualquer um ter ao seu lado nessa nossa passagem pela vida. Meus sentimentos aos seus que choram a dor da perda. Que Deus o acolha em sua morada pelos muitos merecimentos revelados numa vida que acabou sendo breve, mas intensa!

O empresário e ex-deputado estadual Gilvan Barros, ao saber da notícia da morte do amigo, viajou a Pão de Açúcar e foi um dos primeiros a velarem o corpo, ao fim da tarde dessa terça-feira (14), para despedir-se do amigo de longas datas. Gilvan Barros, durante o velório, esteve acompanhado pelo vereador Diomedes Rodrigues. Já o vereador Diomedes, em sua página no Instagram, publicou uma  homenagem póstuma ao amigo Baiaco: “Meus sinceros pêsames a todos os amigos e familiares desse amigo,, que tanto serviu ao esporte pão-de-açucarense. Mesmo sabendo que um dia a vida acaba, a gente nunca está preparado para perder alguém. Vá com Deus, amigo Jackson Feitosa (Baiaco)!

Com a morte de Jackson Feitosa Pereira, Pão de Açúcar perde um filho ilustre que deu importante parcela de contribuição à nossa sociedade. Ao jazigo descerá o corpo de um dos grandes craques do futebol da Terra de Jaciobá e um dos maiores entusiastas do esporte. Fomos colegas de classe (curso Técnico em Contabilidade), no Colégio Cenecista Dom Antônio Brandão, no período de 1977 a 1979. Aproveito este espaço para manifestar sinceros votos de pesar à família enlutada, em especial, aos filhos Júnior, Ítalo e Chris e, também, à viúva Tereza Couto. Com certeza, Deus já o recebeu na Mansão de Luz, onde descansará eternamente. Saudade eterna.

Centro Sportivo Internacional, de Pão de Açúcar. Em pé: Luiz Elias, Romeu, Tico, Régis (goleiro), Messias, Baiaco, Zé Tourinho e Ademir Braga.

Agachados: Bereu, Cícero da Rua Nova, Nel, Cananô eFernandinho. - Foto: Reprodução: Redes Sociais

(Matéria atualizada às 08h40min do dia 15 de junho de 2022)

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem

  • Durval Mendonça Júnior 14 de Junho de 2022 Uma grande perda para Pão de Açúcar. Baiaco foi um ídolo no futebol de nossa Terra para muitas gerações. A minha pessoa é apenas um modesto mais um dos que o tiveram em tal condição. Além de tudo um ser humano de grande coração e de uma alegria contagiante. Posso errar mais não duvido que Zequinha Brito, falecido ontem e dos maiores professores que já tivemos, o mestre em questão pode ter sido professor de Baiaco e ao mesmo tempo o teve como ídolo no Centro Sportivo Internacional de nossos amores. Baiaco teve em Thereza uma companheira daquelas, que não é para qualquer um ter ao seu lado nessa nossa passagem pela vida. Meus sentimentos aos seus que choram a dor da perda. Que Deus o acolha em sua morada pelos muitos merecimentos revelados numa vida que acabou sendo breve, mas intensa!