MUNICÍPIOS

Mais mil pessoas precisam de ajuda após chuva destruir e inundar casas em Alagoas

Equipes do Exército, governo federal, Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Militar estão nas ruas


icon fonte image

  Fonte: Gazetaweb

Vítimas de enchentes estã sendo recolocadas para locais secos

Vítimas de enchentes estã sendo recolocadas para locais secos   Foto: Reprodução/Cortesia

Postado em: 29/05/2017 às 08:20:22

As chuvas que ocorreram em Alagoas neste final de semana tiraram mais de mil pessoas de casa em diversos municípios e na capital. O quadro que chama atenção do Poder Executivo diz respeito a cidade de Marechal Deodoro, onde mais de 300 pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas ao longo as últimas 48 horas.Diversas equipes do Exército, do Corpo de Bombeiros e da prefeitura atuam para amenizar os danos. Em Maceió, o número de pessoas afetadas chega a quase 500, quatro morreram e outras quatro estão desparecidas. 

De acordo com o governo de Alagoas, as equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil trabalham em regime de plantão para garantir toda a assistência necessária as vítimas das chuvas. O número de desabrigados em todo o Estado se aproxima de mil famílias, conforme dados colhidos até o momento. Em Maceió, 212 estão desabrigadas e 650 desalojadas. Em Marechal Deodoro, são mais de 300 famílias desabrigadas. No Pilar, 30 desabrigadas e 35 desalojadas; em Atalaia são cerca de 200 famílias desalojadas. 

Segundo o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, as parcerias firmadas com órgãos federais e as instituições que se juntaram à prefeitura para atendimento às famílias atingidas pelas chuvas são fundamentais.  "Estamos contando com as parcerias do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Nacional já está em Maceió, o Exército já liberou cem homens para nos ajudar e agora, o foco é fazer as evacuações". 

Até o momento, 469 famílias desalojadas ou desabrigadas já foram atendidas pelas equipes de Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Maceió. Foram registrados 123 deslizamentos de barreiras, 77 ameaças de quedas de árvores, quatro óbitos e quatro desaparecidos. Outras 35 vítimas foram atendidas e encaminhadas para unidades hospitalares, sendo que uma permanece internada. 

Em Jacuípe, famílias foram desalojadas e desabrigadas durante esta madrugada, por causa da elevação do nível do rio, que dá nome à cidade. Ainda não se tem números porque o município da região Norte encontra-se sem comunicação. 

De acordo com a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o nível dos rios Paraíba e Mundaú permanece elevado, embora tenha se estabilizado. A preocupação maior é com o Mundaú, porque chove com intensidade nos municípios pernambucanos de Correntes e Canhotinho, onde ficam as cabeceiras do rio.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem