NOTÍCIAS

Maioria dos rios de Alagoas transborda com acumulado de chuvas e provoca inundação em municípios

ala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) atualizou, na manhã deste sábado, as informações hidrometeorológicas


icon fonte image

  Fonte: Gazetaweb - Por Thiago Gomes

Maioria dos rios de Alagoas transborda com acumulado de chuvas e provoca inundação em municípios

Maioria dos rios de Alagoas transborda com acumulado de chuvas e provoca inundação em municípios   Foto: Reprodução/Gazetaweb

Postado em: 02/07/2022 às 10:55:46

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) atualizou, na manhã deste sábado (2), as informações hidrometeorológicas e reforçou que as fortes chuvas dos últimos dois dias provocaram a elevação de todos os rios que cortam o Estado.

Confira, portanto, como está a situação:

  • Os níveis do rio Mundaú e de seus principais afluentes nas cabeceiras se mantém acima das cotas de transbordo nos municípios de Santana do Mundaú, São José da Laje, União dos Palmares, Branquinha e Murici. Em Rio Largo, a previsão é de que o volume ultrapassará a cota de transbordo ainda durante a manhã.
  • A situação é semelhante no rio Paraíba, que já transbordou na altura dos municípios de Paulo Jacinto, Viçosa, Cajueiro e Capela. Em Atalaia, há risco de transbordamento da calha principal do rio durante este sábado.
  • Os níveis das lagoas Mundaú e Manguaba estão em elevação. A Manguaba atingiu a cota de transbordo na manhã deste sábado no município de Marechal Deodoro e permanece com tendência de elevação. Com isso, há risco de transbordamento nos municípios de Marechal Deodoro, Pilar, Satuba, Santa Luzia do Norte, Maceió e Coqueiro Seco.
  • O nível do rio Jacuípe ultrapassou a cota de transbordo e permanece com tendência de elevação, atingindo o município de Jacuípe. O rio Coruripe atingiu a cota de transbordo em alguns pontos e permanece em elevação, impactando os municípios da bacia. As barragens de Coruripe e o Açude Igaci estão vertendo, impactando no município de Coruripe.
  • os São Miguel, Jequiá, Conduípe, Traipú, Dois Riachos e Capiá estão em elevação, com pontos de transbordo e mantêm o mesmo risco neste sábado. Os rios Santo Antônio, Camaragibe e Manguaba estão em elevação, com pontos de transbordo nas calhas e mantêm o risco de transbordamento neste sábado.
  • O nível do rio Ipanema está elevado, porém com tendência de estabilização e diminuição durante este sábado. A área está sendo monitorada.
  • Ainda há risco de transbordamento dos pequenos rios e riachos de todo estado (incluindo a Região Metropolitana), devido ao acúmulo de chuva das últimas horas.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem