NOTÍCIAS

Italiano é detido em Alagoas tentando vender moedas históricas

A PF realizou diligências que resultaram na apreensão das moedas na residência do homem.


icon fonte image

  Fonte: Alagoasweb com PF/AL

  Foto: Ascom/PF/AL.

Postado em: 18/05/2019 às 22:51:22

A Polícia Federal em Alagoas apreendeu, na tarde da quinta-feira, dia 16, na praia de Ipioca, em Maceió, uma quantidade significativa de moedas históricas que estavam em poder de um homem de nacionalidade italiana com residência no Brasil.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN acionou a PF após receber informações que o estrangeiro estava divulgando, através de redes sociais, ter encontrado moedas antigas em uma praia do litoral alagoano.

O achado teria sido feito através de um detector de metais.

Após investigações realizadas por policiais federais, o italiano foi identificado e localizado. A PF realizou diligências que resultaram na apreensão das moedas na residência do homem. Aproximadamente 20 kg de metal foram apreendidos.

De acordo com a legislação brasileira, todo objeto arqueológico ou histórico é protegido por lei e considerado como patrimônio da União, mesmo quando tenha sido encontrado fora de sítios arqueológicos e de forma ocasional. O achado deve ser comunicado ao IPHAN que adota as providências legais cabíveis.

O italiano preso foi levado para a sede da Polícia Federal onde prestou depoimento e, em seguida, após a lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), no entanto ele deve comparecer, posteriormente, à Justiça Federal em Alagoas, onde poderá responder pelo crime de apropriação de coisa achada, previsto no art. 169 do Código Penal.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem