MUNICÍPIOS

Infectologista pão-de-açucarense, um dos mais famosos de Alagoas, será homenageado com a 'Comenda Bráulio Cavalcante'

O Projeto de Decreto Legislativo, aprovado por unanimidade, pela Câmara de Vereadores de Pão de Açúcar, é de autoria do vereador Diomedes Rodrigues (PP), e homenageia o médico Renée Oliveira do Nascimento.


icon fonte image

  Fonte: Da Redação

Dr. Renée Oliveira do Nascimento

Dr. Renée Oliveira do Nascimento   Foto: Reprodução/TNH1

Postado : 16/07/2021

O Projeto de Decreto Legislativo nº 04/2021, de autoria do vereador Diomedes Rodrigues (PP), que concede a Comenda Bráulio Cavalcante ao médico Renée Oliveira do Nascimento, que é pão-de-açucarense e considerado um dos mais famosos infectologistas de Alagoas, foi aprovado durante sessão ordinária, nesta sexta-feira (16), realizada pela Câmara de Vereadores de Pão de Açúcar.

Segundo consta no parágrafo único do artigo 1º do referido decreto, “A comenda a que se refere o presente Decreto Legislativo será entregue em Sessão Solene desta Casa, a ser designada exclusivamente para este fim”.

É importante destacar que a Comenda Bráulio Cavalcante é a mais alta condecoração feita pelo Poder Lesgislativo Municipal de Pão de Açúcar, cujos contemplados são pessoas que prestam relevantes serviços à sociedade pão-de-açucarense.

Na justificativa apresentada pelo vereador Diomedes Rodrigues, para fazer jus à homenagem proposta, foi narrada um pouco da brilhante trajetória deste competente profissional da medicina.

O médico pão-de-açucarense Renée Oliveira do Nascimento é o infectologista mais procurado pela mídia alagoana, neste momento difícil de pandemia da Covid-19, para conceder entrevistas educativas sobre contaminação, prevenção e vacinação, cujas orientações têm contribuído para salvar muitas vidas. 

Sertanejo de uma família de dez irmãos, filho de funcionário público, vindo das bancas de escola pública, ele viu muita gente passando necessidades na zona rural de Pão de Açúcar, onde nasceu e passou a infância. Talvez por suas raízes de homem simples, o médico infectologista Renée Oliveira do Nascimento agregou ao seu perfil profissional a sensibilidade e o humanismo, tão essenciais neste tipo de atividade.

Somente o sentimento de respeito e amor ao próximo pode explicar a devoção deste profissional. Ele deveria atender em média 400 pacientes da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, por determinação do Ministério da Saúde. Só que o infectologista vai muito além e acompanha mais de 1.300 pessoas no Centro de Testagem e Aconselhamento.

Servidor municipal desde 1996, o infectologista Renée Oliveira atua no Bloco I do PAM Salgadinho há 14 anos. Para chegar a esse posto, teve de sair de Pão de Açúcar e ir para Maceió cursar o 2º grau no Lyceu Alagaono, de onde saiu para o Guido de Fontgalad, após conseguir uma bolsa.

Formado em medicina pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), depois da graduação, Renée foi se tornar infectologista através de uma residência médica de três anos em São Paulo.

Desde o início da pandemia da Covid-19, este profissional tem dado importante contribuição à população alagoana, incluindo a população de Pão de Açúcar, sua terra natal, com orientações para evitar a contaminação de pessoas, bem como, orientações sobre a importância dos imunizantes no controle da doença.

E, neste momento de pandemia, ele tem atendido, como infectologista, a pacientes de todos os municípios alagoanos, incluindo os pão-de-açucarenses, que buscam atendimento no Sistema Único de Saúde, na capital alagoana.

O importante e humano trabalho do médico (infectologista) Renée Oliveira do Nascimento engradece a Terra de Jaciobá e orgulha os filhos de Pão de Açúcar”.

O vereador Diomedes Rodrigues (PP) é o autor do Projeto de Decreto Legislativo que homenageia o médico

infectologista Renée Oliveira do Nascimento.    Foto:Reprodução/Arquivo Notícia Quente

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem

  • Maria José 17 de Julho de 2021 Parabéns. Prêmio merecido. Pelo profissional e por seu coração humano .
    Naydijane Pachola Lima 19 de Julho de 2021 Parabéns Renee ,homem íntegro, de uma generosidade nata, não mede esforço para ajudar a quem precisa,Temos muito orgulho de você. Que Deus continue te abençoando grandemente.