ESPORTES

Em novo decreto, Governo autoriza retomada de treinos para equipes de futebol


icon fonte image

  Fonte: Cada Minuto - Por Paulo Chancey Junior com João Carlos Viana

  Foto: Divulgação/CRB

Postado em: 22/06/2020 às 19:03:13

Motivo de grande expectativa, o retorno das equipes do futebol profissional aos treinamentos foi autorizado. Na noite desta segunda-feira (22) o Governador Renan Filho prolongou o período de isolamento social até o dia 30, mas liberou os  treinamentos a partir desta terça-feira (23).

A medida era esperada para o dia 15, mas seguindo recomendações das autoridades de saúde, o Governo do Estado, em acordo com as Secretarias da Saúde e do Esporte, autorizou o reinício para esta terça-feira (23).

O governador falou sobre a liberação dos treinamentos e reforçou o cuidado com o protocolo de segurança. 

“Nesse decreto, os clubes de futebol estão liberados. Clubes que disputam competições estaduais, regionais e nacionais, podem retornar aos treinos a partir de amanhã, desde que sigam os protocolos definidos pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude”, afirmou o Governador Renan Filho, que ganhou reforço do Secretário do Esporte, Charles Hebert.

“Priorizando a saúde de todos os envolvidos, buscamos, através do grupo de trabalho, entendimento com a Secretaria de Saúde, a FAF, os clubes e conseguimos de forma organizada, a retomada dos treinamentos. Estaremos em contato frequente com todos os envolvidos, para seguir passo a passo e de forma segura a retomada do esporte em Alagoas. Agora foi o futebol, que apresentou todo um protocolo de saúde e segurança, mas estaremos apoiando e debatendo com as demais modalidades esportivas e de atividades físicas esse retorno seguro".

Diante dos protocolos exigidos para a retomada, duas equipes das oito que disputam a primeira divisão do futebol alagoano irão retornar neste início, CSA e CRB.

Há duas semanas os clubes promoveram o retorno dos atletas para Maceió e iniciaram a fase de testagem. O CSA apresentou 10 casos positivos, enquanto o CRB 8.

Presidente do CRB, Marcos Barbosa destacou o trabalho junto à Federação Alagoana de Futebol (FAF) para essa retomada.

“Nós reivindicamos ao governador Renan filho, ao secretário de saúde, junto com a Federação Alagoana de Futebol e fomos atendidos para voltar aos treinos. A Copa do Nordeste começará  no dia 14 de julho, talvez seja na Bahia. Atendendo todo o pedido sanitário, nos estamos hábito a isso. Fizemos todos os testes nos jogadores e funcionários”, destacou.

Presidente do Conselho Deliberativo do CSA, Raimundo Tavares destacou a expectativa para essa retomada. 

“Nós temos acompanhado ao longo desses dias, com muita ansiedade a volta aos treinos e dos jogos. A priori, o governador, através da secretaria de saúde e a prefeitura liberou apenas para os treinamentos, o que já é um grande avanço. Nós vamos cumprir todo protocolo exigido e já temos feito isso no decorrer desta semana. Fazendo exames nos atletas e funcionários. A partir de amanhã já poderemos fazer uma programação de treinamento, nos dois horários, cumprindo todo o protocolo. Temos que ter todo cuidado e responsabilidade”, disse.

De acordo com o grupo de trabalho criado para retomada do futebol, a expectativa é de reinício do Campeonato Alagoano no dia 20 de julho, dependendo do número de casos em Alagoas e uma constante avaliação do cenário nacional e local.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem