MEIO AMBIENTE

Dia Mundial do Meio Ambiente: Casal ressalta preservação das matas ciliares para produção de água

Vegetação que rodeia os mananciais na natureza é fundamental para manutenção da qualidade e da quantidade da água que chega às torneiras das casas.


icon fonte image

  Fonte: Agência Alagoas - Por Joana Araújo/ IMA

Vegetação que rodeia os mananciais na natureza é fundamental para manutenção da qualidade e da quantidade da água que chega às torneiras das casas.

Vegetação que rodeia os mananciais na natureza é fundamental para manutenção da qualidade e da quantidade da água que chega às torneiras das casas.   Foto: Reprodução/Agência Alagoas/Ascom IMA

Postado em: 03/06/2022 às 17:40:26

O mês de junho é considerado o “Mês do Meio Ambiente”, pois no próximo domingo, 5 de junho, é celebrado oficialmente o Dia Mundial do Meio Ambiente. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) sabe bem o significado dessa data, pois a empresa desenvolve ações de preservação das matas ciliares que estão presentes nos mananciais operados por ela.

Essa vegetação é fundamental para as nascentes e contribui com a quantidade e qualidade da água disponível, pois retêm os sedimentos, os nutrientes carregados pela chuva e parte dos poluentes químicos, evitando a poluição das águas.

"A Casal diariamente faz levantamentos para recuperação das matas ciliares através de ferramentas de geoprocessamentos, onde vários diagnósticos são constatados. As matas são essenciais para nossos mananciais, são elas que preservam nossa água. Sem essas matas, não teríamos água nas torneiras, por isso é tão importante essa reflexão. Precisamos das matas para termos água em casa, e água em quantidade e com qualidade", informou Elane Pereira, bióloga e gerente de Controle Ambiental da Companhia.

O trabalho de preservação das matas ciliares que rodeiam os mananciais de abastecimento humano conta, além da Casal, com iniciativas de diversos parceiros, entre os quais: o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e o Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA).

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem