POLÍTICA

Dezessete prefeitos alagoanos não se reelegeram nas eleições desse domingo

Eles tinham a máquina administrativa a favor, mas foram superados por grupos políticos de oposição


icon fonte image

  Fonte: Com Gazetaweb - Por Thiago Gomes

Prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa não conseguiu superar a força de Luciano Barbosa

Prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa não conseguiu superar a força de Luciano Barbosa   Foto: Reprodução/Divulgação

Postado em: 16/11/2020 às 13:09:02

O pleito desse domingo (15) foi amargo para 17 prefeitos alagoanos que não conseguiram se reeleger. Eles lançaram a candidatura, tinham a estrutura da máquina administrativa nas mãos, mas foram superados por grupos políticos de oposição.

Um dos grandes destaques foi Arapiraca, que teve uma eleição atípica, levando-se em consideração a intervenção da família Calheiros no diretório municipal do MDB. A atual prefeita, Fabiana Pessoa (Republicanos), assumiu o posto após a morte de Rogério Teófilo, mas não teve votos suficientes para desbancar a força do ex-prefeito e atual vice-governador, Luciano Barbosa. 

Pessoa não chegou nem a 20% dos votos válidos. O seu principal concorrente está na berlinda. Apesar de sagrar-se campeão nas urnas, com mais de 50% dos votos, Luciano ainda enfrenta uma batalha jurídica para regularização da candidatura. E a decisão da Justiça Eleitoral é fundamental para que ele seja diplomado e assuma o mandato em 1º de janeiro de 2021. 

Além da situação de Arapiraca, em outros municípios de Alagoas, os gestores tiveram dificuldades para se manter na cadeira. Marcelo Rodrigues (PSB) ficou em terceiro em Limoeiro de Anadia. O vencedor por lá foi o ex-prefeito Marlan Ferreira (PP), eleito com 7.354 votos (53,27%).

O atual prefeito de Cajueiro, Palmery Neto (MDB), obteve 42,86%, mas foi derrotado por Lucila Toledo (Podemos), que, após encerrada a apuração, ficou com 51,19% dos votos válidos. Em Jequiá da Praia, a prefeita Jeannyne Beltrão (Republicanos) terminou com 39,97% e foi vencida por Felipe Jatobá (55,38%). 

Ricardo Nogueira (PSC) não conseguiu renovar o mandato em Passo de Camaragibe. Ele teve 29,17% dos votos, mas foi superado pelo candidato Ellisson Santos (PTB), escolhido por 35,65% dos eleitores, que era apoiado pela prefeita afastada do cargo, Edvânia Farias Rocha Ugá Câmara (PTB), por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O prefeito eleito de São Miguel dos Milagres é Jadson Lessa (PTB), que derrotou o atual gestor Bureco Ataíde (MDB), que ficou em segundo na disputa, com 42,34% dos votos válidos.

Na disputa entre mulheres na Barra de Santo Antônio, quem levou a melhor foi a candidata Livia Carla (PTB). Ela superou a atual prefeita Emanuella Moura (DEM), que teve 46,81% dos votos. 

Em Japaratinga, o atual prefeito, Júnior Loureiro (PP), não conseguiu se reeleger. Obteve 44,28% dos votos válidos, mas quem venceu foi o candidato Deó (PTB), com 54,95%. 

Situação semelhante aconteceu em Porto Calvo. Lá, o prefeito David Pedrosa (MDB) tentava renovar o mandato, mas foi superado pela candidata Eronita (PSD), eleita com 57,86% dos votos válidos.

Em Viçosa, o prefeito David Brandão (MDB) foi derrotado nas urnas para o candidato João Victor (Republicanos), confirmando as pesquisas de intenção de votos. 

Já em Atalaia, o atual gestor, Chico Vigário (MDB), obteve 36,53%, mas a votação foi insuficiente para renovar o mandado, diante do desempenho da candidata Ceci Rocha (PSC), a primeira colocada, que obteve 62,63%.

Ediel Leite, prefeito de Craíbas, do MDB, foi derrotado por Teófilo Pereira (PP). Em Poço das Trincheiras, o vencedor foi Valmiro (PSDB), deixando para trás a atual prefeita, Aparecida Ferreira (MDB).

Em Jaramataia, o prefeito Jefferson Barreto (PSB) perdeu a eleição para Ricardo Paranhos (MDB). Este cenário é parecido com Paulo Jacinto, cujo gestor, Marcos Lisboa (MDB), foi derrotado pelo candidato da oposição, Francisco Manoel, o Chicão, do DEM.

Zé Adelson (PTB) perdeu em Olho d´Água Grande para Suzy Higino (PP). Em Delmiro Gouveia, Padre Eraldo (PSD) foi vencido por Ziane Costa (MDB). 

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem