ECONOMIA

Cliente da Caixa poderá pausar financiamento ou adiar parte das parcelas

O prazo de redução é de seis meses para os que pedirem desconto de até 25% no valor da prestação. Para os descontos de 25% a 74,99% o prazo é de três meses.


icon fonte image

  Fonte: Com TNH1 - Por Uol

  Foto: Reprodução/TNH1/Marcelo Carmargo/Agência Brasil

Postado em: 07/06/2021 às 16:47:25

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou hoje que o banco vai voltar a oferecer suspensão ou redução temporária das prestações do financiamento imobiliário, por um prazo de até seis meses. Os valores que não forem pagos agora serão cobrados depois, com a cobrança de juros.

As medidas são uma tentativa de aliviar o bolso da população em meio à pandemia do coronavírus, segundo o presidente do banco federal. A Caixa já havia adotado medida semelhante no ano passado.

A redução temporária será de 25% a 74,99% no valor das prestações do financiamento e poderá ser solicitada pelos clientes por meio do aplicativo Habitação Caixa.

O prazo de redução é de seis meses para os que pedirem desconto de até 25% no valor da prestação. Para os descontos de 25% a 74,99% o prazo é de três meses.

Os clientes que necessitarem de redução acima de 75% do valor da prestação devem apresentar comprovação documental da perda de renda para avaliação da Caixa.

Pausa nas prestações

 

O presidente da Caixa também anunciou que o banco vai oferecer pausa no pagamento das prestações de financiamento imobiliário para clientes que estão recebendo o auxílio emergencial 2021 ou seguro-desemprego.

O prazo de suspensão será de seis meses. Tanto o auxílio como o seguro-desemprego são pagos pela Caixa, que tem os dados dos beneficiários.
Os pedidos também poderão ser feitos pelo aplicativo Habitação Caixa ou pelo telefone 0800 104 0104.

Valores serão cobrados depois, com juros

Os valores não pagos durante o período de pausa ou pagamento parcial serão incorporados ao saldo devedor do contrato e diluídos no prazo restante.
A Caixa seguirá cobrando juros, seguros e taxas sobre esse saldo. Não haverá aumento no prazo total do financiamento. Para Guimarães, para quem usar a pausa o ou pagamento parcial, o "acréscimo [no valor da prestação] será muito pequeno e ao longo do tempo".

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem