COVID-19

Cidades do interior de Alagoas já registram 100% de lotação em UTIs

São Miguel dos Campos e Palmeira dos Índios já não possuem mais leitos disponíveis; outras cidades ultrapassam os 90%


icon fonte image

  Fonte: Com Gazetaweb - Por Luan Oliveira

  Foto: Reprodução/Gazetaweb/Marina Pinhon

Postado em: 03/03/2021 às 18:28:54

Os municípios do interior de Alagoas já estão começando a sentir o impacto da lotação dos leitos para o tratamento da Covid-19. Segundo o último boletim de ocupação divulgado nesta terça-feira (02), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), São Miguel dos Campos e Palmeira dos Índios já estão com 100% de seus leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) lotados.Vários outros municípios também se aproximam da lotação total. Santana do Ipanema, por exemplo, está com 90% de seus leitos de UTI lotados, e já não possui vagas para pacientes intermediários. Arapiraca, segunda maior cidade do estado, tem 82% de lotação em UTIs. Porto Calvo, 90%. Atualmente, o interior de Alagoas conta somente com 33 leitos de UTI disponíveis.

No caso mais grave, Palmeira dos Índios tem somente um leito intermediário foi aberto. Apesar disso, a demanda atual é de 5 leitos, constituindo uma lotação de 500%. Lá, somente oito leitos clínicos se encontram disponíveis para ocupação.

Segundo a assessoria da prefeitura, uma reunião entre diversos órgãos do município ocorreu nesta quarta-feira (03) para discutir a elaboração de um novo protocolo de combate à Covid-19.

Lotação na capital

Além do interior do estado, a capital conta, também com um aumento significativo na lotação dos leitos de combate à Covid-19. Três hospitais da capital fecharam seus serviços de emergência para a Covid-19 por terem atingido a lotação máxima em seus leitos. Foram o Hospital Memorial Arthur Ramos, a Santa Casa de Misericórdia de Maceió e o Hospital do Coração.

A Santa Casa, última baixa, atende 54 pacientes de Covid-19, nove deles entubados. A direção do Arthur Ramos informou que não possui recursos para atender novos pacientes, devido a lotação dos leitos. Outros hospitais da capital, contudo, estão com níveis elevados de ocupação.

É o caso, por exemplo, do Hospital da Mulher, que tem 84% dos seus leitos de UTI ocupados. Dentre os leitos clínicos, a taxa sobe para 93%. O Hospital Universitário apresenta ocupação de 79% na UTI e 83% nos leitos clínicos. O Hospital Geral do Estado (HGE) já lotou todas as 5 vagas de UTI Intermediária. Na UPA do Benedito Bentes, não há mais leitos clínicos disponíveis.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem