BLOGS

Calor de mais de 40 graus em Pão de Açúcar é destacado por Maju Coutinho no Jornal Nacional deste sábado

Pão de Açúcar ganhou fama como a 'terceira cidade mais quente do Brasil'


icon fonte image

  Fonte: Por Helio Fialho

  Foto: Reprodução

Postado em: 21/10/2018 às 11:18:43

Mais uma vez o forte calor da cidade de Pão de Açúcar foi destaque em um telejornal da Globo. O Jornal Nacional, neste sábado (20), noticiou através da jornalista Maju Coutinho, que destacou os 40,5° registrados na cidade, confirmando, assim, que Pão de Açúcar é mesmo uma das cidades mais quentes do Brasil.

No ano passado o programa Hora 1, ancorado por Monalisa Perrone,  destacou uma temperatura acima  de  40°. Em novembro de 2015, o calor foi tão forte que a sensação térmica chegou a 54°.

Em 29 de dezembro do ano passado a TV Gazeta exibiu uma reportagem intitulada “Verão começa a todo vapor em Pão de Açúcar; cidade é a mais quente do Sertão”. A reportagem é do jornalista Tony Medeiros, onde o repórter afirma que “Pão de Açúcar se destaca como uma assadeira a céu aberto”.

Maju Coutinho.  Foto: Reprodução/Redes sociais

 

Durante as gravações desta reportagem, para dar um toque de humor, o repórter da TV Gazeta de Alagoas entrevistou o Cão do Meio de Feira, personagem criada por um conhecido blogueiro e morador da cidade, para brincar sobre o forte calor desta cidade ribeirinha. As imagens mostraram o Cão do Meio de Feira caminhando apressado na praia, dando saltos,   queimando os pés na areia quente, bastante incomodado, devido ao forte calor. Entrevistado pelo repórter ele respondeu:  “vou embora, estou arrependido, aqui nem o Cão aguenta! Vinha ali e queimei os pés, o terceiro inferno ainda está melhor do que aqui!”

O forte calor chega a arrancar piadas dos próprios moradores do lugar, que sempre estão a postar nas redes sociais figuras com legendas destacando o clima fora do normal. Não raramente são postadas imagens de ovos estrelados no calçamento quente.

No ano passado, viralizou nas redes sociais a figura de um homem com o corpo em chamas, onde aparece a legenda: “Vem de onde amigo? De Pão de Açúcar!!!

Foto: Reprodução

O autor deste blog, para destacar o cáustico calor que invade a plaga de Jaciobá durante o verão, costuma afirmar: Pão de Açúcar é menos quente que o Inferno apenas um grau.

Contudo, há moradores que não criam piadas e tampouco dosam o calor insuportável  com bom-humor. São as crianças e os idosos que sofrem as consequências dessa fornalha que chega provocar insolação, desidratação e diarreia.

Coincidentemente  é durante a estação quente que aumenta o número de óbitos provocados por infarto, na cidade de Pão de Açúcar.  Por isso, é aconselhável prevenir-se porque o calor infernal está apenas começando, pois a temperatura tende a subir muito nos próximos quatro meses (novembro, dezembro, janeiro e fevereiro), período que trará calor suficiente para provocar dor de cabeça, falta de ar e mal-estar em pessoas hipertensas e portadoras de outras doenças.

Foto: Reprodução

 Durante o verão pão-de-açúcarense, além de crescer o fluxo de banhistas  em busca de refrigério no rio São Francisco, alguns consumos aumentam  significativamente, com destaque para energia elétrica, água, sorvetes, picolés e bebidas geladas.  

E assim, a fama de a terceira cidade mais quente do Brasil vem atravessando os séculos, embora não exista, até o momento, segundo o meteorologista e professor Wendell Barbosa Fialho, respaldo científico para esta afirmativa, ficando provado apenas que o calor da cidade é mesmo  sui generis.

Acredita-se que tal classificação tenha sido dada por antigos representantes comerciais, conhecidos como “viajantes”, os quais pernoitavam e sentiam o calor diferenciado da cidade,  intitulando-a como “a terceira mais quente do Brasil”.  

Primeiros raios de sol , às 05h30m deste domingo (21) ...

na cidade de Pão de Açúcar.  Foto: Helio Fialho/Notícia Quente

 

Clima  e Causas

Segundo escreveu o pesquisador e escritor Aldemar de Mendonça, em seus livros Histórias e Efemérides (1974) e Monografia de Pão de Açúcar (1977), O “clima quente e seco durante o verão, quando não é raro a temperatura subir a 40 graus à sombra. Baseado na desigual repartição das precipitações e no aspecto fisiográfico da semiaridez do meio, Morais Rego qualifica o clima de Pão de Açúcar de subtropical. Existem apenas duas estações anuais: a seca e a chuvosa, de duração variada pela irregularidade e inconstância das chuvas. O inverno tem início mais ou menos no mês de abril e se prolonga até agosto. O verão compreende  os meses subsequentes. No período de maio a setembro o clima é mais ou menos saudável, sendo os meses de julho e agosto os mais frios, com uma temperatura mínima de 15 graus. Na cidade o clima é excessivamente quente, talvez, devido a grande faixa de areia do rio São Francisco. O raquitismo da vegetação também é responsável, em parte, pela alta temperatura. O auge do calor é observado nos meses de dezembro e janeiro. Todavia, há uma particularidade digna de referência, observada no clima de Pão de Açúcar: é que, mesmo nos dias mais quentes, as noites são agradáveis pois a temperatura entra em declínio, devido aos ventos que sopram do sudoeste”.

Praia de Pão de Açúcar... grande extensão de areia...        Foto: Reprodução/Redes sociais

 

Localização

O município fica situado no sudoeste do estado de Alagoas, precisamente na fronteira com o estado de Sergipe. Pertence à zona fisiográfica do Sertão do São Francisco. Em linha reta fica  distante 185 quilômetros da capital Maceió.  

Na sede municipal, a altitude é de 29, 80 metros, exatamente na calçada da Igreja Matriz do sagrado Coração de Jesus. Sua Coordenação Geográfica é de 9º 43’ 54’’ de latitude sul e 37º 27’ 18’’ de longitude oeste Greenwich.

 

Temperatura para este domingo (21).

Tempo parcialmente nublado; 0% de possibilidade de chuva; umidade relativa do ar 45%; ventos de 10 Km/hora. Temperatura: máxima de 39º e mínima de 24º. No momento do fechamento desta matéria (às 10h45m) o filamento de mercúrio assinala 28º.  Entre 12:00 e 14h30m a temperatura atingirá 39 graus com sensação térmica de aproximadamente 43º.

Foto: Reprodução

 

Dormindo nas calçadas

É muito antigo o hábito dos moradores da cidade de Pão de Açúcar sentarem à porta e deitarem sobre as calçadas de suas casas durante as noites quentes de verão. Famílias inteiras adormecem em esteiras, lençóis e colchonetes para livrarem-se do agonizante calor. Muitos preferem lavar suas calçadas e, assim, enfrentam melhor o desconforto do cimento duro porque, segundo elas, o chão frio  mitiga o sofrimento.  

Até porque durante a estação de verão não é tão confortável, em Pão de Açúcar, tomar banho de ducha, já que as águas dos  reservatórios domésticos ficam superaquecidas, devido aos raios infravermelhos sobre as tubulações plásticas.

Para evitar desconforto, o jeito é dar um tempo para deixar o líquido precioso da caixa d´água esfriar um pouco. Depositar água em um recipiente, à sombra, não deixa de ser uma excelente alternativa para as pessoas que dispõem de tempo e paciência.

Não obstante, na cidade onde certo profissional de imprensa costuma expressar, em tom jocoso, que Pão de Açúcar é menos quente que o Inferno apenas um grau, torna-se praticamente impossível livrar-se do atormentador calor pão-de-açucarense que vem ganhando destaque na mídia. O jeito mesmo é esperar que as nuvens carregadas transformem-se em chuvas torrenciais para molhar o solo seco e rachado de Jaciobá.

Foto: Reprodução/Google

Foto: Reprodução/Google

 

Câncer de pele

Durante o verão bom mesmo é prevenir-se contra a insolação e o câncer de pele. E para evitar ser mais uma vítima desses males, é indispensável o uso de protetor solar, ainda que a pessoa não venha ficar exposta diretamente ao sol.  Beber muita água e sucos de frutas promove a hidratação da pele, porém, é preciso não confundir porque refrigerantes e cervejas, apesar de serem líquidos, não hidratam a pele, devido à composição química.

É muito importante saber que é grande a incidência de câncer de pele em cidades banhadas por rio ou mar, já que as pessoas tendem a ficar mais expostas ao sol, sem a mínima proteção, na maioria das vezes.

 

Como saber se você está com câncer de pele?

UMA LESÃO ROSADA, PINTA PRETA OU CASTANHA OU MESMO UMA FERIDA QUE:

- Cresce de tamanho.

- Muda de cor.

- Muda sua textura.

- Tem bordas irregulares.

- Coça.

- Sangra.

- Não melhora em até 4 semanas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem