NOTÍCIAS

Bares e restaurantes são autorizados a reabrir até às 16h, anuncia governador

Renan Filho afirmou que o decreto será mantido por mais mais 7 dias, conforme está publicado no Diário Oficial, e anunciou duas alterações com relação ao funcionamento de bares e restaurante, além de academias.


icon fonte image

  Fonte: Com TNH1

  Foto: Reprodução/TNH1

Postado em: 05/04/2021 às 20:47:02

Após participar da solenidade de início da imunização dos profissionais das forças de Segurança de Alagoas e de se reunir com a equipe da Saúde, na tarde desta segunda-feira, 5, o governador Renan Filho anunciou, durante coletiva no Palácio República dos Palmares, a atualização do decreto que define as medidas de segurança e distanciamento social para tentar frear o avanço da Covid-19 em Alagoas.

Flexibilização

 

Renan Filho afirmou que o decreto será mantido por mais mais 7 dias, conforme está publicado no Diário Oficial, e anunciou duas alterações com relação ao funcionamento de bares e restaurante, além de academias.

? Bares e restaurantes

"Vamos autorizar o funcionamento de bares e restaurantes até as 16h. Fazendo um reinício gradual das atividades do segmento".  Segundo o governador, com as novas medidas, os bares e restaurantes devem funcionar com 50% da capacidade e abrir das 5h às 16h, durante a semana. Ainda de acordo com ele, não há restrição à atividade de músicos nesses locais.

"Músicos também podem trabalhar, não restringimos músicos neste decreto. Lá no final do ano passado houve algumas restrições à música ao vivo, agora não há restrição. Há restrição de dias da semana e do funcionamento dos restaurantes", disse o governador.

 

? Academias

O governador Renan Filho anunciou também a liberação das atividades em academias para os idosos já imunizados, que tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19. "Isso vai garantir que as pessoas imunizadas possam voltar à prática esportiva nas academias. Todas as pessoas com mais de 60 anos, que não tomaram a vacina, seguem sem poder praticar atividade esportiva como prevenção para que não adoeçam, não agravem e não venham a morrer", dissse o governador.

 

? Praças de alimentação dos shoppings

"Praça de alimentação dos shoppings vão ter o mesmo horário de funcionamento dos restaurantes e não vão funcionar aos finais de semana pelo mesmo motivo".

 

? Redução do número de óbitos

A redução do número de mortes na última semana foi fundamental para a decisão de flexibilizar a abertura de bares e restaurantes. "Essa última semana foi a primeira semana das últimas oito em que tivemos redução no número de mortes. É um dado importante, porque por um lado significa que o Plano de Distanciamento Social Controlado está sendo capaz de reduzir ao mesmo tempo a ocupação de leitos hospitalares, ainda não em grande escala essa redução, entretanto há uma significativa redução de leitos clínicos e também, ao nosso ver, da complexidade dos casos que estão em leitos de UTI no momento. Há também uma redução no número de casos novos, o que nos indica que, num futuro próximo adiante, nós continuaremos a ter um distensionamento da capacidade hospitalar instalada", afirmou o governador.

? Aquisição de vacinas

"Nós já adquirimos a vacina, estamos esperando a primeira entrega da Sputnik. O pagamento só ocorre no momento em que a vacina estiver embarcando da Rússia para cá, de maneira que estamos nessa expectativa. Já provisionamos os recursos necessários para isso".

? Vacinação

Também presente à coletiva, o secretário de Saúde Alexandre Ayres ressaltou a vacinação dos profissionais de Sáude e o início da vacinação aos pofissionais da Segurança. "É muito importante que a população entenda que continuamos vacinando os profissionais de saúde. Iniciamos hoje os profissionais de segurança. O grupo prioritário de idosos, estaremos encerrando nos próximos dias, chegando a 60 anos. A partir daí, vamos iniciar com o grupo prioritário e majoritário, os cidadãos com comorbidades. Aí as idades vão variar, e a gente vai atender em média 250 mil pessoas".

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem