‘Anna e o Espelho da Lua’ estreia neste sábado no Povoado Santiago, comunidade rural de Pão de Açúcar
Filme de curta-metragem tem a direção e o elenco do próprio município de Pão de Açúcar

Fonte: Por Helio Fialho*

'Anna e o Espelho da Lua’ estreia neste domingo no Povoado Santiago Foto: Reprodução/Instagram
Neste sábado (27), no Povoado Santiago, zona rural de Pão de Açúcar, será a estreia do filme de curta-metragem Anna e o Espelho da Lua, com roteiro e direção cinematográfica de Maxwell Melo da Silva, um filho e morador deste povoado ribeirinho. O filme será projetado às 18 horas, na sede da Associação Comunitária do Povoado Santiago, com entrada gratuita.
Anna e o Espelho da Lua foi produzido através de um projeto patrocinado com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo (edital nº 004/2023 – Pão de Açúcar) e teve como agente cultural e proponente a referida Associação, sendo o valor do projeto R$ 18 mil reais.
As filmagens ocorreram na cidade de Pão de Açúcar e nos povoados ribeirinhos Santiago e Jacarezinho, no período de 5 a 8 de fevereiro de 2024 e o tempo de pós-produção foi de cinco meses.
Apesar de toda ficção que Maxwell Melo desenvolveu na história, o filme conta com diversas fontes históricas verídicas e as falas do Cacique são todas em língua nativa do tupi-guarani e a tradução em legenda na tela.
Sinopse
É um curta-metragem de ficção que narra a intrigante jornada de Anna e sua família durante uma viagem à cidade de Pão de Açúcar. Fascinada pela história local, a garota se encanta com a lenda do reflexo da lua no rio São Francisco. Sua curiosidade a leva investigar o fenômeno, mas sua aventura toma um rumo inesperado quando é sequestrada e, misteriosamente, transportada para o passado através do reflexo lunar no rio. No passado, Anna enfrenta o desafio de encontrar um caminho de volta para casa. Em sua busca pela liberdade, ela encontra os Urumaris, uma tribo indígena ancestral, e aprende sobre "Jaciobá", que em tupi-guarani significa "Espelho da lua". Com a ajuda dos Urumaris, Anna desvenda segredos antigos e se vê envolvida numa trama de mistérios e perigos.
Acompanhe Anna em uma emocionante jornada de autoconhecimento, onde passado e presente se entrelaçam, revelando a profundidade dos mitos e lendas que habitam o coração de Alagoas e do Brasil.
Roteiro e visão da direção
O roteiro baseou-se na lenda do “Jaciobá”, palavra antiga da língua tupi-guarani, usada pelos ancestrais (índios Uruamaris), que viveram antigamente nas terras que hoje formam a cidade de Pão de Açúcar, no estado de Alagoas. A escolha do gênero ficção pelo roteirista e diretor Maxwell Melo, se deu pelo fato de a juventude está esquecendo, aos poucos, de suas raízes. E para chamar a atenção desses jovens, foi produzido o curta-metragem, que além de contar uma história interessante para o público de todas as idades, também ensina sobre os mitos e lendas da cidade de Pão de Açúcar.
O elenco conta com artistas da terra como, Túlio dos Anjos, Antônio Pinto, Robervânia Fontes e Wemerson Oliveira. As demais participações são compostas por 100% de atores pão-de-Açúcarenses.
Ficha Técnica
Direção Cinematográfica e Roteiro: Maxwell Melo da Silva
Diretor Executivo: Joevanio dos Santos Torres
Diretora de Fotografia e Operadora de Câmera: Bárbara Naziane
Diretor de Arte: Cristóvão Augusto
Diretora de Produção: Kaylane Farias
Assistente de Produção: Antônio Pinto
Diretor de Som: Samuel Maciel
Elenco/Personagens
Kaylane Farias / Anna
Túlio dos Anjos / Velho Chico
Robervânia Fontes / Sarah
Joevanio Torres / Cacique Urumari
Luciana Almeida / Maria Bonita
Eduardo Sobral / Júnior
Antônio Pinto / Escritor
Wemerson Oliveira / Guia Turístico
Igor Leandro / Sequestrador
Thayla Andrade / Garota no futuro
Leanderson Melo / Índio Urumari
*Com informações do produtor Maxwell Melo
Comentários
Escreva seu comentário