COVID-19

Alagoas registra aumento de 804% no número de casos de Covid-19 em 24h

Desde o início da pandemia, já são 267.909 alagoanos infectados; em quatro dias, o estado contabilizou 20 óbitos em decorrência do vírus


icon fonte image

  Fonte: Gazetaweb - Por Rayssa Cavalcante

Em relação ao quadro total de óbitos em Alagoas, oito eram de pessoas residentes em Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina e Bahia

Em relação ao quadro total de óbitos em Alagoas, oito eram de pessoas residentes em Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina e Bahia   Foto: Reprodução

Postado em: 04/02/2022 às 18:49:48

Em 24 horas, Alagoas registrou mais 5.174 casos confirmados de Covid-19, o que representa um aumento de 804%, na comparação com o dia anterior, quando o estado contabilizou somente 572 testes positivos. Os dados foram atualizados nesta sexta-feira (4), pela Secretaria de Estado da Saúde (SesauOs novos registros elevam o total de infectados desde o início da pandemia no estado. Atualmente, 267.909 alagoanos já foram infectados pelo vírus. Deles, 253.406 já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e foram considerados como recuperados da doença.

Em todos o mês de janeiro, os números mostram que a cada dois minutos e quinze segundos, em média, foi realizado um teste RT-PCR para diagnosticar o vírus no estado. Pelo menos 18.639 testes foram realziados nos primeiros 31 dias do ano.

Inclusive, na comparação com dezembro, a realização de testes aumentou 190%, já que, no último mês de 2021, foram realizados 6.407 testes. A quantidade de testes realizados em Alagoas no mês passado é a maior desde junho de 2021.

ÓBITOS EM 24H

Nos primeiros quatro dias úteis de fevereiro, Alagoas registrou 20 mortes em decorrência de complicações do vírus, sendo cinco por dia. Nesta sexta (4), dos cinco falecimentos em 24 horas, uma vítima residia na capital alagoana e quatro no interior. A vítima de Maceió era um homem de 80 anos, que tinha diabetes e morreu em seu domicílio.

No interior, as vítimas eram três homens, com 51, 68 e 87 anos, além de uma mulher de 74 anos. O homem de 51 anos, residia em Matriz do Camaragibe, era renal crônico e morreu no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió; o homem de 68 anos, morava em Feira Grande, havia sofrido um Acidente Vascular Encefálico (AVE) e morreu no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca; o homem de 87 anos, residia em Traipu, era hipertenso, diabético e morreu também no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca; e a mulher de 74 anos, morava em Marechal Deodoro, era hipertensa, diabética e morreu no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió.

Além disso, de acordo com a Sesau, do total de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública hospitalar que estão ocupados em Alagoas, mais de 90% são de pessoas que não tomaram a vacina ou não completaram o esquema vacinal. Inclusive, 91% é o percentual de não vacinados nas UTIs, e, deste total, 31% não tomou nem a primeira dose da vacina. Nos leitos clínicos, o número é ainda maior: 93% dos usuários não tomaram todas as doses necessárias para a imunização completa contra o coronavírus.

Atualmente, o estado tem 524 leitos criados para atender pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus e por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Deles, 336 estavam ocupados até as 16 horas desta sexta-feira (4), o que corresponde a 64% do total. Pelo menos 117 pacientes estão em leitos de UTI, um ocupando um dos leitos Intermediários e 218 estão nos leitos de Enfermaria.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem