ELEIÇÕES

2,2 milhões de alagoanos vão às urnas neste domingo para eleger representantes

Eleição para prefeito e vereador acontece em cenário atípico por causa da pandemia


icon fonte image

  Fonte: Com Gazetaweb - Por Thiago Gomes

2,2 milhões de alagoanos vão às urnas neste domingo

2,2 milhões de alagoanos vão às urnas neste domingo   Foto: Reprodução/Notícias ao Minuto

Postado em: 15/11/2020 às 12:07:53

O Dia da Proclamação da República reserva fortes emoções para mais de 2,2 milhões de alagoanos aptos a irem às urnas escolher o destino da administração municipal pelos próximos quatro anos. O primeiro turno das eleições ordinárias acontece em meio a uma pandemia, desafiando a Justiça Eleitoral a manter a segurança da população no exercício da cidadania. 

Por isso, uma série de medidas foi adotada para evitar a propagação do coronavírus, incluindo a ampliação do horário de votação (das 7h às 17h). Entre as 7h e 10h, haverá uma preferência de voto, nas sessões eleitorais, às pessoas com idade acima de 60 anos. Isto não quer dizer que os demais eleitores estariam impedidos de comparecer neste intervalo de tempo. Se estiverem na fila e chegar um idoso, terá que ceder a vez. 

 

O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas orienta que, ao sair de casa para votar, o eleitor leve consigo um documento oficial com foto, que pode ser a carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista (para homens), carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

O documento será apresentado ao mesário para identificação do eleitor, tendo em vista que, este ano, a biometria não será utilizada. Não deve esquecer o título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Se preferir, pode baixar ou instalar o aplicativo e-Título no smartphone, disponível em lojas virtuais. Por este dispositivo, também será possível fazer a justificativa de ausência. Nesta eleição, os pontos exclusivos para justificar o voto, em alguns trechos da capital, não estarão disponíveis. 

Segundo a assessoria de comunicação do TRE, a justificativa também poderá ser feita pelo app até 60 dias após a eleição, assim como nas centrais de atendimento da Justiça Eleitoral. Quando este prazo expirar e o eleitor não justificar, pagará uma multa de R$ 3,50 por cada turno não votado. Por força do decreto governamental de distanciamento social controlado, todos devem utilizar máscaras. Sem ela, não será possível entrar no colégio eleitoral. 

Há uma orientação para que cada um leve uma caneta, para assinar no caderno de votação. É mais uma das medidas para evitar o contágio da Covid-19. Em todas as sessões das 42 zonas eleitorais do Estado, o TRE vai disponibilizar higienização das mãos e das urnas eletrônicas com álcool em gel. As filas nas sessões serão controladas para respeitar o distanciamento e evitar as aglomerações. 

Quem estiver com sintomas gripais, incluindo suspeita ou confirmação de infecção por coronavírus, é aconselhado a ficar em casa e fazer a justificativa da ausência posteriormente.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem